A tensão gerada pelas discussões no trabalho |
Um colega de trabalho demonstra pouca vontade em cooperar. Um parceiro de negócios comete um erro que compromete seriamente o seu desempenho. Um fornecedor procura desculpas por não ter enviado os insumos dentro do prazo. No cotidiano dos negócios, são inúmeras as fontes de tensão - situações que geram aquelas "faíscas" que, se não forem controladas a tempo, podem mandar a empresa pelos ares!
Estas discussões são, em maior ou menor grau, inevitáveis. E podem ser proveitosas ou desastrosas, dependendo do nível de foco no resultado e profissionalismo que é aplicado. Ao conduzir uma discussão de maneira produtiva, o profissional mantém o clima de trabalho agradável, cria e fortalece laços com parceiros e atinge melhores resultados. Por outro lado, deixar que a tensão tome conta do momento causa desgaste desnecessário e desavenças, além de minimizar as chances de obter parcerias para alcançar resultados satisfatórios.
Mas como manter o profissionalismo, o foco e, principalmente, a calma quando o indivíduo do outro lado da conversa parece estar merecendo um "chacoalhão"?
1. Esta é, talvez, a principal regra do jogo: tenha certeza de ter angariado todas as informações sobre o assunto.
Nunca, em hipótese alguma, entre em uma discussão sem ter todas as informações necessárias e disponíveis sobre o ponto que deseja defender. Você pode descobrir que estava errado, ou que considerou a questão de maneira apenas parcial.
2. Ouça atentamente as considerações do outro. E, só depois, decida se concorda com elas ou não.
Muitas vezes, estamos tão fechado em nós mesmos e em nossas atribuições, que não enxergamos o sistema como um todo, e não procuramos entender que cada departamento (ou cada empresa) possui procedimentos e processos específicos. Sabe aquele indivíduo do início do artigo que não cooperou com você? Talvez não tenha sido por falta de vontade da parte dele, mas sim porque processos burocráticos possam ter barrado sua possibilidade de ação. Ou talvez tenha sido por falta de vontade mesmo. Mas primeiro ouça, depois julgue.
3. Acredite na intenção positiva do outro
Desarme-se! Por que passar sua carreira inteira imaginando que todos querem prejudicar suas ações, ou que ninguém na empresa tem força de vontade, além de você? Se for necessário, recite o mantra: "Todos os meus colegas de trabalho, fornecedores e parceiros têm intenção positiva em suas ações, até prova em contrário" quantas vezes for necessário até conscientizar-se disso. Com certeza, sua rotina de trabalho tornar-se-á muito mais leve quando parar de enxergar a todos como inimigos e acreditar que todos trabalham em conjunto, imbuídos de uma intenção positiva maior.
4. Escolha as palavras certas
Já dizia o sábio, as palavras não voltam; portanto, é melhor ter certeza antes de proferi-las. Palavras possuem o incrível poder de encorajar, agradecer, elogiar... e também de magoar, ferir e humilhar. Em uma discussão, diga o que precisa ser dito, de maneira clara e objetiva, sem ofensas. Neste ponto, outra dica importante é focar no problema específico, e não na pessoa. "Isto não poderia ter acontecido, mas agora, como vamos resolver?" é diferente de "Você não deveria ter feito isso, quero ver como você vai se virar para resolver."
Foque a discussão no resultado, e não como algo pessoal. |
5. Foque no resultado a ser atingido
Você quer que o colega coopere, que o parceiro corrija o erro que cometeu, que o fornecedor dê um novo prazo para entrega dos insumos e cumpra-o. Certo? Então, a conversa deve ser baseada nisso. Sem rodeios, sem lamentações, sem buscar na memória referências passadas do tipo: "este não é o primeiro erro que você comete". A principal vantagem de mirar a conversa no assunto em questão (e, principalmente, no resultado que se quer obter) é que a discussão será bem mais rápida e muito menos desgastante.
6. Bom humor é fundamental
Pense um momento em seu colega de trabalho mais bem-humorado e naquele mais ranzinza. Com qual deles você estaria mais disposto a cooperar e fazer o máximo para ajudá-lo? Manter o bom humor torna o clima de trabalho agradável e faz com que as pessoas apreciem sua companhia. Além disso, em uma discussão acalorada, usar uma pitada de humor é fundamental para trazer a conversa de volta para os eixos e mostrar que, não importa o que aconteça, vocês ainda são parceiros. O benefício extra é conseguir a cumplicidade da outra pessoa, que estará muito mais disposta a solucionar a questão.
7. Admita quando estiver errado
Entenda que nesta discussão não há um ganhador e um perdedor. Tudo o que importa é que o resultado desejado seja atingido da melhor maneira possível. Se seu argumento foi falho, assuma. Se você é a parte que errou, admita e coloque-se à postos para reparar os danos, sem buscar desculpas ou culpados. E jamais esquecendo das palavrinhas mágicas que nos foram ensinadas na escola: "me desculpe" onde elas couberem.
Sucesso e realizações!
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