“Coaching é o processo pelo qual indivíduos conseguem obter as habilidades e conhecimentos necessários para seu desenvolvimento profissional e para tornarem-se mais eficientes e eficazes em suas atividades” (STONE, 2007). Para Zeus e Skiffington, coaching representa transformação; é o ato de o ser humano reinventar-se sempre. Apesar do significado do verbo coach ser “treinar, preparar”, a diferença principal entre este processo e o treinamento é que, no coaching, os fatos são obtidos pelo coachee, por si só. Outra característica ímpar é que, no coaching, talvez mais importante do que alcançar os objetivos, seja o “como” estes objetivos serão atingidos.
As origens do coaching são desportivas, e tiveram seu início com as ideias do especialista em tênis Timothy Gallwey, o qual publicou, há duas décadas, obras que sugeriam que dentro do próprio jogador havia um oponente mais assustador e mais difícil de enfrentar do que aquele do outro lado da quadra. Para ele, o técnico (coach, em inglês), deveria ter a habilidade de auxiliar seus jogadores a livrarem-se destes limitadores internos. A essência do coaching, assim, é liberar o potencial de uma pessoa para que sua performance aumente consideravelmente, ajudando-a a aprender em vez de ensiná-la.
Bruninhaaa......que delicia de Blog!!!!! Que tudo!!! Amei...........Parabénssssss....você é um sucessooooo......beijossss
ResponderExcluir