30 de ago. de 2011

Profissão: Coach

A profissão de coach, como a conhecemos, é relativamente nova, embora seus princípios venham de tempos primórdios Sócrates já havia trazido um conceito bem semelhante. Características desta profissão, tais como o suporte e o planejamento de novas ações, acontecem naturalmente em nosso cotidiano. Talvez mesmo por esta razão, o coaching foi muito bem aceito, e vem crescendo continuamente nos últimos anos. Este crescimento pode ser justificado pela demanda e desejo por contratar um coach, o que pode dar uma ideia da importância desta profissão.

Em 1998, o ICF (International Coaching Federation) contava apenas 2.000 membros, sendo que menos de 140 destes estavam fora dos Estados Unidos. Um levantamento feito 7 anos após mostrou que a quantidade de coaches havia atingido a marca de 8.000, sendo mais de 2.000 atuando fora do mercado norte-americano. Uma pesquisa datada de 1999 apontou que já naquela década, noventa por cento das empresas norte-americanas já ofereciam algum tipo de coaching para executivos de alto escalão, como forma de melhor prepará-los para maiores responsabilidades. O fato é que, independentemente do cargo, todos precisam de um coach. Por isso, esta profissão vem se popularizando ao longo dos anos, tornando-se uma ferramenta organizacional para ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e alcance de metas e, consequentemente, do sucesso.

Diversos movimentos demonstrando esta popularidade do coaching vêm acontecendo, principalmente nos Estados Unidos. Nos últimos anos, várias organizações têm buscado desenvolver coaches internos para buscar atingir, além dos objetivos do empregado, também aqueles organizacionais. Com propósito semelhante, segue em expansão o coaching em grupo, como um complemento ao coaching individual. Inclusive, o conceito de coach em si tem sido expandido e aplicado em diversas áreas do conhecimento – professores, gerentes, profissionais da saúde e até mesmo pais têm utilizado habilidades em coaching em suas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário