O processo de coaching é fundamentado numa parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente). Por isso, é muito importante que o coach possua ou desenvolva certas habilidades, contribuindo para o sucesso de seu cliente. A seguir, listo as principais:
ü Ouvir: o coach deve ouvir na essência – além do que o cliente fala, percebendo possíveis traços de medo, resistência, autossabotagem, etc. Além disso, é importante que o coach ouça o cliente colocando-se no lugar dele, pelo ponto de vista dele, tendo como base os valores e realidade dele.
ü Intuição: alguns coaches necessitam desenvolver esta habilidade. Apesar de não ser considerada, pela nossa cultura, uma forma adequada de tomar decisões, no processo de coaching é uma ferramenta poderosa.
ü Curiosidade: igualmente poderosa, a curiosidade do coach pela vida do coachee é o que o estimula a levantar mais e mais dados acerca de aspectos importantes que levam ao auto-conhecimento do coachee. Os autores ainda ressaltam a necessidade de fazer com que o próprio cliente torne-se mais curioso sobre sua própria vida, o que pode ajudar a acessar informações mais difíceis.
ü Ação e aprendizado: o processo de coach não existe sem ação, pois é ela que levará aos resultados desejados. Igualmente importante é garantir que o coachee torne-se apto a estar sempre aprendendo.
ü Auto-gerenciamento: o coach deve conduzir o cliente sem influenciar a conversa com seus próprios julgamentos, crenças ou distorções.
Em adição, as qualidades ou competências que deve possuir um bom coach:
ü Positivismo
ü Entusiasmo
ü Suporte
ü Confiabilidade
ü Foco
ü Orientação para Resultados
ü Conhecimentos
ü Capacidade de observação
ü Respeito
ü Paciência
ü Clareza
ü Assertividade
O sucesso está garantido! Estou à sua disposição!Sucesso e realizações!
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