1 de set. de 2011

Por que fazer Coaching?

A pergunta de um milhão de dólares: "por que EU precisaria fazer coaching?". Eu convido você a examinar as seguintes informações:
A primeira premissa do coaching é que todo ser humano busca melhorar. Seja uma melhora em sua eficácia para melhor desempenho profissional, seja um passo a mais em sua carreira, ou mesmo melhorar um comportamento que esteja dificultando algum relacionamento ou situação. Ao passo que, tempos atrás, contratar um coach para auxiliá-lo a atingir seus objetivos era erroneamente considerado como falta de capacidade, hoje é amplamente reconhecido que um coach pode ajudar a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, a determinar metas e a descobrir alternativas ímpares para os problemas e/ ou limitações levantados.
O ponto de partida de toda e qualquer sessão de coaching é o cliente. Todo o processo de coaching se inicia pela necessidade ou desejo do cliente de que algo seja diferente do que é hoje. Cada cliente tem um anseio particular, e este pode representar tanto uma mudança radical quanto o atingimento de metas específicas. Assim, o papel do coach é orientar o coachee (cliente) e acompanhá-lo na trajetória desde o estado atual até o estado desejado. É importante ressaltar que o coach apenas conduz o cliente, sem jamais influenciá-lo ou julgá-lo.
Além disso, é importante ressaltar que o cliente já possui as respostas para todos os questionamentos, apesar de não estar consciente disto. Alguns clientes, no entanto, acreditam que o coaching é que fornecerá as respostas que eles necessitam; cabendo ao coach, nesses casos, conscientizar o coachee de que as respostas surgem, no processo de coaching, num movimento de dentro para fora, e que o papel do profissional coach é fazer perguntas poderosas que conduzam o coachee ao auto-conhecimento.
Bem-vindo ao maravilhoso processo de coaching!
Sucesso ilimitado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário