22 de set. de 2011

Criando metas SMART

Olá, pessoal!

Você está envolvido em um maravilhoso processo de coaching, descobriu sua missão, seus valores e crenças. Também já sabe direitinho aonde quer chegar. E agora? Como chegar, então, neste tão sonhado objetivo?

Conforme já falado neste blog, o processo de coaching é pautado por ações (tarefas) que são realizados nos intervalos entre as sessões. Estas ações cumprem as metas formatadas ao longo deste caminho, e que culminarão infalivelmente no alcance de seu objetivo maior, de seu estado desejado.

Facil, né? Mas... você sabe criar boas metas? Faz sentido para você que o modo como você cria sua meta é o que garantirá a realização desta? Por este motivo, resolvi, neste post, falar sobre a criação de metas SMART.


Specific - Metas específicas

Ao definir suas metas, pessoais ou profissionais, nunca seja subjetivo ou abrangente demais. Cultive o hábito de elaborar metas descrevendo-as e relacionando possíveis ações que podem levar à consecução desta.

Exemplo de meta NÃO específica: "Incrementar minha renda"
Exemplo de meta específica: "Incrementar minha renda mensal adicionando R$2000,00 mensais à minha renda atual"


Measurable - Metas mensuráveis


Como será possível saber se a meta será atingida se não houver um mecanismo eficiente para medir sua evolução? Todas as metas podem e devem ser mensuráveis, mesmo que não envolvam números. Para dar à sua meta caráter mensurável, faça-se a seguinte pergunta: "O que será preciso acontecer para eu ter certeza de que esta meta foi atingida?". A resposta será seu indicador.

Exemplo de meta NÃO mensurável: "Obter um cargo melhor"
Exemplo de meta mensurável: "Obter um cargo que me traga mais responsabilidades, desafios, estabilidade e incremento financeiro de, no mínimo, R$1000,00 mensais"


Attainable - Metas Atingíveis

Muitos planejamentos naufragam por este motivo. Na empolgação, a pessoa possa traçar para si metas que estão absurdamente fora de alcance, neste momento. Obviamente, você deve acreditar que pode conseguir tudo (e realmente pode!), mas tudo tem seu tempo, e na elaboração das metas deve-se ser realista para que não haja frustração e a perda de todo o trabalho.

Exemplo de meta NÃO atingível: "Aumentar minhas vendas em 300% a partir do próximo mês"
Exemplo de meta atingível: "Aumentar minhas vendas em 20% a partir do próximo mês"


Relevant - Metas Relevantes

O conceito básico de coaching é: um processo de aceleração de resultados. Em 10 sessões seu objetivo estará atingido. Ou seja, não faz sentido determinar metas que não tenham nenhuma relação com o objetivo, cuja realização não contribuirá para o alcance deste. É preciso ter sempre em mente o objetivo a ser atingido, o estado desejado, para agir sempre naquela direção!

Exemplo de meta NÃO relevante: "Tenho como objetivo ser promovido em breve em uma empresa norte-americana. Uma de minhas metas é fazer um curso de língua italiana"
Exemplo de meta relevante: "Tenho como objetivo ser promovido em breve em uma empresa norte-americana. Uma de minhas metas é fazer um curso de inglês"


Time-bound - Metas Temporizáveis


Outro fator imprescindível para a aceleração do processo é a determinação de prazos. Em coaching, ao final de cada sessão são determinadas ações, as quais, espera-se, devem ser concluídas até a próxima sessão. Sempre realisticamente, o importante é determinar prazos, sempre.

Exemplo de meta NÃO temporizável: "Iniciar um MBA em Controladoria"
Exemplo de meta temporizável: "Iniciar no próximo semestre um MBA em Controladoria"


Metas traçadas... vamos à ação!!!

Boa sorte, sucesso e realizações!

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