Você está passando por algum problema neste momento? Alguma situação que não está acontecendo exatamente do jeito ou no ritmo que você queria? Você vê saída, ou parece que o ideal está cada vez mais longe de você? Sente-se perdido em meio a tudo isso?
A boa notícia é que você é normal: todos nós passamos por fases difíceis e preocupantes, seja na esfera financeira, profissional, amorosa ou familiar. Estas fases são, na verdade, ciclos necessários ao nosso desenvolvimento como seres humanos. A ótima notícia é que, não importa a gravidade de sua situação negativa atual, você realmente não precisa sofrer com isso.
Em primeiro lugar, você já parou para pensar de onde vem o sofrimento? Em seu livro O Poder do Agora, Eckhart Tolle define o sofrimento como a não aceitação do que é. Ou seja, quando ficamos presos a uma situação boa que ocorreu no passado, ou apenas vislumbrando uma possível situação boa no futuro, tendemos a nos angustiar ao perceber que não temos esta situação almejada agora, e quanto mais nós sofremos com isso, menos conseguimos agir para realmente atingir este ideal.
Em coaching, aplicamos técnicas que visam ajudar o cliente a visualizar o lado bom de uma situação ruim – sim, isso existe! – e fazê-lo internalizar aquela máxima que diz que “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”. Não se trata de negação do problema: o coachee pode honrar e respeitar sua história e tudo que levou ao surgimento daquela situação, mas ao mesmo tempo aceitá-la e tomar suas próximas decisões a partir daquele ponto.
Já que o sofrimento é opcional, que tal optar por novas perspectivas? Nem sempre o problema é um monstro devorador de sonhos: na maioria das vezes, nossos problemas nada mais são que situações que não aconteceram do jeito que nós queríamos (e será que aquilo que queríamos era mesmo o melhor caminho?). A partir do momento que aceitamos a situação presente como aquilo que ela é e ajustamos nossas lentes para visualizar os aspectos positivos que ela traz, adquirimos a paz de espírito necessária para erguer a cabeça e seguir adiante.
É importante, no entanto, entender que aceitar seu problema não se trata de resignar-se a ele e permanecer estagnado, mas sim em enxergar os pontos positivos, e criar um novo ponto de partida em direção aos seus objetivos.
Convido vocês a este simples exercício de reflexão:
Conscientize-se do que você é, sinta-se vitorioso! Entenda que todas as coisas que acontecem em nossa visam nosso crescimento e desfrute esta maravilhosa sensação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário